Constituição dos aparelhos reprodutores

29-11-2024

Os sistemas reprodutores são responsáveis pela reprodução e pela continuidade da espécie humana. Existem dois sistemas principais: o sistema reprodutor feminino e masculino que se complementam e trabalham em conjunto, possibilitando a ocorrência da fecundação.

Em geral, os sistemas reprodutores são constituídos por gónadas (permitem a produção de células sexuais), vias genitais responsáveis pelo transporte de gâmetas, órgãos genitais externos e glândulas anexas que permitem a produção de secreções.


1. Sistema reprodutor feminino

O sistema reprodutor feminino é projetado para produzir óvulos, oferecer um abiengte adequado para a fertilização, suportar o desenvolvimento do embrião e do festo durante a gravidez. Este é constituído pelos ovários (gónadas), pelas trompas de falópio, pelo útero, pela vagina (vias genitais), pela vulva, pelo orifício genital (abertura da vagina), peloslábios e pelo clítoris (órgãos genitais externos).

1.1. Constituintes e suas funções

Os ovários, têm como função produzir as hormonas sexuais tais como o estrogénio e a progesterona e ajudarem a reprodução.

As trompas de Falópio estendem-se dos ovário até ao útero e é lá que ocorre a fecundação. Estas têm como função conduzir o oócito/ovo até ao útero.

O útero abre na vagina numa região chamada colo do útero sendo um órgão de paredes espessas, constituído internamente pelo endométrio, muito vascularizado e rico em glândulas. É neste órgão que ocorre o desenvolvimento do embrião.

A vagina é um canal com cerca de 14cm que liga o colo do útero ao exterior e possui uma membrana circular fina, o hímen. Este é o local onde o pénis deposita os espermatozoides e onde se dá a saída do bebé durante o parto.

O clitóris é uma estrutura de grande sensibilidade localizada na união dos pequenos lábios.

Os lábios são pregas cutâneas e são responsáveis pela proteção do clítoris e do orifício genital.

O orifício genital corresponde à abertura da vagina.



2. Sistema reprodutor masculino

2. Sistema reprodutor masculino

No caso do sistema reprodutor masculino, este é responsável pela produção e transporte dos espermatozoides e pela libertação do esperma no sistema feminino. Este é constituído pelos testículos (gónadas), pelos epidídimos, pelos canais deferentes, pela uretra (vias genitais), pelas vesículas seminais, pela próstata (glândulas anexas), pelo pénis e pelo escroto (órgãos genitais externos).


2.1. Constituintes e suas funções

Os testículos são órgãos localizados no exterior da cavidade pélvica e são responsáveis pela produção de espermatozoides e de testosterona.

As epidídimos são órgãos que recobrem parcialmente os testículos formados por tubos enovelados e é onde os espermatozoides terminam a sua maturação e são armazenados.

Os canais deferentes são canais com cerca de 40cm de comprimento que ligam os epidídimos à uretra e são estes canais que conduzem os espermatozoides.

A uretra é o canal que liga a bexiga aos canais deferentes, atravessando o pénis, e conduz o esperma ou a urina até ao exterior.

As vesículas seminais são glândulas que produzem o líquido seminal que é rico em nutrientes e é uma fonte de energia para os espermatozoides. O liquido seminal é eliminado aquando da ejaculação.

A próstata é uma glândula que produz o líquido prostático para a uretra com a função de neutralizar a acidez da vagina e ativar os espermatozoides, sendo libertado durante a ejaculação.

O pénis é o órgão atravessado pela uretra, que quando se enche de sangue, aumenta de volume e endurece (ereção), o que permite a introdução do esperma no interior da vagina. A sua extremidade mais saliente é a glande, que é recoberta pelo prepúcio.

O escroto é a bolsa de pele que contém os testículos e se encontra fora da cavidade abdominal.


Os aparelhos reprodutores estão diretamente associados:

- Preservação da espécie;

- Fecundação;

- Desenvolvimento do novo ser;

- Reprodução sexuada: união de um gâmeta masculino com um gâmeta feminino.


Modelo 3D dos aparelhos reprodutores:


Vídeo da RTP Ensina - A sexualidade feminina e masculina


Regulação hormonal da reprodução:

Os sistemas reprodutores são controlados pelo sistema nervoso (Hipotálamo) e hormonal (hipófise e gónadas) através da interação do complexo hipotálamo – hipófise e das gónadas. 

O hipotálamo encontra-se ligado ao lobo posterior da hipófise e produz hormonas (hipotalâmicas) que estimulam a hipófise. A hipófise, ou pituitária, é uma glândula endócrina situada na base do encéfalo.

A hormona hipotalâmica GnRH (gonadoptopin-releasing hormone), induz a hipófise a fabricar as suas hormonas sexuais, as gonadotrofinas que controlam a síntese da maior parte das hormonas produzidas nas gónadas: hormona luteinizante (LH) e hormona folículo-estimulante (FSH).

As hormonas segregadas pelas gónadas femininas e masculinas são a testosterona, estrogénios e progesterona. Estas hormonas são fabricadas em diferentes quantidades na mulher e no homem, predominando na mulher os estrogénios e a progesterona e no homem a testosterona.

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora